Na hora de começar um processo de emagrecimento é muito comum as pessoas me perguntarem: o que reduz mais medidas treino aeróbico ou musculação?
Mas talvez a coisa mais importante que precisamos considerar nesse momento é que o emagrecimento é um processo que depende de vários fatores e dentre eles está o exercício físico.
Grande parte dos profissionais em emagrecimento costumam dizer que, os responsáveis pela perda de peso são “80% alimentação e 20% exercício”.
Mas será que existe um tipo de treino que emagrece mais do que outros? Neste artigo irei explicar melhor essa questão.
Leia também::: O seu metabolismo ajuda ou atrapalha no emagrecimento
O papel da musculação no emagrecimento
A musculação exerce um papel fundamental no emagrecimento por conseguir aumentar a nossa taxa metabólica. Ou seja, a quantidade de calorias que conseguimos queimar mesmo em repouso.
Isso acontece por causa do ganho de massa magra pelo nosso corpo, o que garante maior queima de calorias. Só para você visualizar, após um bom treino de musculação você segue queimando calorias por até 15 horas após o treino.
Porém, existe um mito de que a musculação poderia atrapalhar a perda de peso. Esse mito ganha força porque, ao ganharmos massa muscular, ganhamos mais peso. Mas o que muita gente não sabe é que esse peso é saudável e é ele quem auxilia no emagrecimento.
Mas afinal de contas, todo treino de musculação é igual?
A resposta é não!
Treinos que misturam os estímulos de força e intensidade (musculação tradicional + treinamento funcional) conseguem estimular tanto o desenvolvimento muscular, um dos responsáveis pelo aumento do metabolismo em repouso, quanto o aumento da frequência cardíaca, responsável pelo gasto calórico do treino.
A grande vantagem disso é que a musculação evita a flacidez após perdermos peso, pois o treino fortalece as fibras musculares e tonifica a pele.
Amplie os seus conhecimentos com o meu e-book gratuito:
Exercício aeróbico emagrece?
O treino aeróbico também emagrece, mas de forma diferente da musculação.
Os exercícios aeróbicos aumentam a nossa frequência cardíaca e mobilizam a gordura como fonte de energia à medida que aumentamos a intensidade.
Além disso, exercícios aeróbicos como caminhada, bike, corrida e até mesmo dança melhoram o nosso fôlego e resistência física. Inclusive, exercícios aeróbicos auxiliam na nossa circulação e melhoram a saúde do coração.
Dessa forma, existe sim uma queima de calorias e emagrecimento. A diferença básica aqui é que um exercício aeróbico isolado proporciona a queima calórica por apenas uma hora a mais após encerrar o treino. Diferente da musculação, que estimula a manutenção e aumento da massa magra significativamente
O que reduz mais medidas treino aeróbico ou musculação?
Se você chegou até aqui você já sabe: a musculação apresenta mais eficácia na queima calórica. Porém, isso não significa que os treinos aeróbicos devam ser ignorados, pelo contrário.
Um bom treino de musculação exige resistência física, algo que é potencializado pelo treino aeróbico. Além disso, para o emagrecimento definitivo e rápido, é necessário unir musculação ao treino aeróbico.
Existem estratégias, que são as minhas preferidas, onde você trabalha de forma híbrida (força OU intensidade) aliando o esforço muscular com treino de alto gasto calórico.
Ou seja, unir as duas categorias é a melhor garantia de sucesso durante o processo. Mas se você quiser saber mais sobre musculação, emagrecimento definitivo e vida saudável, clique no link abaixo e siga minhas redes sociais.
Lá eu compartilho diariamente sobre minha rotina saudável, estratégias de ganho muscular e emagrecimento.






