A motivação para treinar depende muito da forma como você estipula suas metas e organiza sua rotina. Porque, primeiramente, a motivação não é algo que acontece de forma isolada, sem o nosso organismo trabalhar para isso.
Logo, o primeiro passo para ter motivação é investir em disciplina! Criar uma nova rotina que estimule a sua motivação para treinar é fundamental. Por exemplo, consumir conteúdos sobre saúde física é um ótimo começo.
Mas se você quiser saber quais as melhores formas de manter a motivação para treinar, continue essa leitura!
Como ter motivação para treinar todos os dias?
Como você viu no início deste artigo, a motivação é uma consequência dos estímulos dos quais você se cerca. E então, temos alguns pilares principais da motivação:
Criação de metas e objetivos: quando começamos a treinar, geralmente temos um grande objetivo muito claro – um corpo definido, disposição e melhora na autoestima. Porém, para chegar nesse ponto o caminho pode ser longo e a desmotivação pode chegar.
Por isso, estabelecer pequenas metas para serem alcançadas ao longo dessa trajetória é tão importante! Dessa forma, você mantém a motivação ao ver os pequenos objetivos sendo alcançados.
A motivação para treinar pode vir daquilo que você gosta de fazer: se você tem o hábito de ouvir podcasts ou assistir vídeos no youtube, incluir os conteúdos do mundo fitness pode ser a dose de motivação que você procura.
Isso porque, além de ter acesso a mais informações, ouvir pessoas que têm os mesmo objetivos que você ajuda a tornar aquele sonho de corpo definido como algo possível.
Tenha roupas exclusivas para treinar: as roupas são um código social poderoso e que despertam gatilhos específicos no nosso comportamento. E as roupas para treinar têm o mesmo efeito. Logo, apenas o ato de trocar a roupa comum pela roupa própria para academia, já melhora nossa motivação.
O papel da alimentação na motivação para treinar
Além das dicas que citei acima, a alimentação exerce um papel fundamental.
Neste ponto, além de comer de forma adequada para mudar sua composição corporal, alguns alimentos podem nos deixar mais lentos e cansados e por consequência, diminuir nossa força de vontade.
Um bom exemplo são os alimentos fritos, fast foods e guloseimas adocicadas. Esse tipo de alimento, principalmente aqueles ricos em glúten, alteram nossas funções metabólicas e tendem a aumentar a “preguiça”. Isso acontece porque esses alimentos exigem muita energia por parte do organismo para serem processados.

Por isso, investir em alimentos leves, cercar-se de estímulos positivos e trabalhar a disciplina são os três pilares principais para você manter a motivação diária. Mas eu, e todos os profissionais da WA, sabemos que essa pode ser uma tarefa difícil, ainda mais se você nunca teve o hábito de treinar antes.
E nós podemos te ajudar a trilhar esse caminho de sucesso! Para ter acesso a uma equipe completa de profissionais especializados em emagrecimento, composição corporal e saúde integrativa, é só clicar no link abaixo.






