Embora poucas pessoas saibam, o desenvolvimento de massa muscular e longevidade são conceitos profundamente relacionados ao aumento de qualidade de vida de qualquer pessoa em todos os estágios da vida.
Primeiramente, a massa muscular é fundamental em todos os aspectos da sua saúde. Ela é responsável por mecanismos como:
- Postura
- Proteção aos órgãos
- Funções metabólicas
- Movimentação e locomoção
- Proteção aos ossos
Dessa forma, manter um bom desenvolvimento muscular vai muito além de um físico agradável e melhor performance nos esportes. E neste artigo convido você a entender a complexa relação existente entre massa muscular, qualidade de vida e longevidade.
Qual a relação entre massa muscular e longevidade?
A perda de massa muscular faz parte do nosso processo natural de envelhecimento. Porém, com essa perda deixamos o nosso corpo muito mais vulnerável a quedas, fraturas, dificuldades de locomoção e movimentação e perda progressiva de força.
Você pode gostar também::: 7 mitos e verdades sobre a definição muscular
Geralmente essa perda natural de massa se inicia aos 40 ou 50 anos, marcada pelo início do declínio hormonal em homens e mulheres. Inclusive, estima-se que nesse período passamos a perder algo em torno de 1% até 2% de massa ao ano. Porém, em caso de pessoas sedentárias, esse número pode ser ainda maior.
Quando falamos em longevidade, falamos sobre envelhecer bem! O que inclui ter independência para executar suas tarefas, necessidades básicas, bem como realizar atividades prazerosas. Mas tudo isso se torna muito difícil quando o nosso corpo perde sua força e capacidade de resistência frente a obstáculos.
Aliás, pessoas acima dos 50 anos com baixo desenvolvimento muscular têm muito mais risco em sofrerem fraturas graves devido a quedas.
Ainda, o risco iminente de sarcopenia é um alerta vermelho para iniciar um plano de atividades físicas focado no desenvolvimento muscular.
Por isso, mesmo que a perda de massa muscular seja parte do processo de envelhecimento, isso não significa que devemos nos “deixar levar pela maré”.
Como desenvolver massa muscular e viver a longevidade?
Desenvolver uma boa musculatura é um processo trabalhos, mas que traz resultados incríveis para o seu bem-estar. E nesse ponto, não importa se você – ou alguém que você ama – nunca praticou musculação, a hora de começar é agora!
Você pode gostar também::: Qual a importância da mobilidade articular?
E existem diversas formas de começar a trabalhar a musculatura nessa fase da vida.
Porém, se você levou uma vida sedentária por muitos anos, é imprescindível que tenha um acompanhamento médico, nutricional e físico apropriado. Dessa forma, a clínica WA é o melhor espaço para você começar essa mudança de vida!
Aqui você é amparado por uma equipe completa e atenta a todos os detalhes, desde exames médicos até definição de uma dieta e treino. Tudo desenvolvido conforme as suas necessidades individuais. Quer saber como o nosso atendimento funciona? Acesse o link abaixo e converse com nossa equipe, será um prazer fazer parte da sua jornada!
Garantir um bom desenvolvimento muscular é a melhor garantia de viver uma vida longa e com qualidade! Dessa forma, a sua independência, saúde e autoestima serão preservadas.
Se você gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre desenvolvimento muscular, saúde, longevidade e nutrição, me siga também nas redes sociais. Estou no Instagram, no Facebook e no TikTok






